Entenda os tipos de cistos e por que devem ser acompanhados por um Nefrologista.

Cistos renais são bolsas cheias de líquido que se desenvolvem nos rins. Existem dois tipos principais:
- Cistos Simples: São comuns, geralmente inofensivos e não cancerígenos. Tipicamente, são encontrados durante exames de imagem realizados por outros motivos.
- Doença Renal Policística (DRP): Condição genética em que múltiplos cistos se formam nos rins, podendo causar aumento dos rins e comprometimento da função renal ao longo do tempo.

Qual a causa dos Cistos nos rins?
Os cistos simples frequentemente surgem como parte do envelhecimento natural e são mais comuns em pessoas acima de 50 anos. Já a Doença Renal Policística é causada por mutações genéticas que causam a formação de cistos.
Como saber se tenho cistos renais
Os cistos renais são diagnosticados principalmente através de exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM). Muitas vezes, achados de forma acidental em algum exame de imagem, pois a grande maioria não traz sintomas para o paciente.
Quem cuida dos cistos nos rins?
Os cistos devem ser acompanhados com um Nefrologista, especialista em rins. O Dr. Leandro Burato acompanha vários pacientes com quadros de cistos com excelentes resultados. Veja suas avaliações no Google.
Quem tem cisto nos rins sente dor?
Geralmente os cistos simples não trazem sintomas. Quando grandes, podem causar dor lombar ou no abdômen e, raramente, podem levar à obstrução urinária, infecção ou sangramentos.
Já a Doença Renal Policística, como existem vários cistos ocupando o espaço do rim, pode causar dor abdominal, pressão alta, sangue na urina, infecções urinárias frequentes e, eventualmente, insuficiência renal com risco de evoluir para necessidade de diálise. Por isso, o acompanhamento com nefrologista é de extrema importância para evitar que a doença progrida rapidamente.
Quando um cisto renal é preocupante?
Deve-se notar as características do cisto para saber se ele é benigno ou se tem riscos de ser maligno. Isso pode ser visto principalmente na tomografia computadorizada, em que procuramos sinais como
- Depósitos de cálcio no interior do cisto
- Presença de paredes irregulares
- Divisões internas e etc.
Não deixe de passar por uma avaliação do nefrologista caso tenha cistos nos rins!